terça-feira, 30 de agosto de 2011

Módulo IV - Atividade 4.5b: Fórum/ Relato sobre a produção do objeto multimídia

            O relato multimídia do projeto foi a possibilidade de vivenciar a dinâmica interativa proporcionada pelas novas tecnologias. Durante o desenvolvimento do projeto, inúmeras foram as vezes em que os alunos(as) fizeram registros fotográficos (ou seja, eles tiraram as fotos) e depois participaram da escolha das imagens que fizeram parte da apresentação. Percebi que eles se sentiram parte dessa produção, como “atores principais” e não meros coadjuvantes, e é realmente isso. Uma atividade que envolva o aluno(a), que o estimule a participação e produção, faz toda a diferença para o trabalho do educador e principalmente, para a vida do educando.
            Já havia feito alguns vídeos (particulares) no Movie Maker, gosto dessa ferramenta, e essa atividade me mostrou que posso utilizar este gosto pessoal por fotos e vídeos para tornar as aulas mais interessantes.
Para quem quiser conferir o resultado:
 Espero ver as produções dos colegas e poder aprender mais com vocês!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Módulo IV - Atividade 4.4: Planejamento de objeto multimídia

Momento para selecionar os materiais com base no projeto desenvolvido na unidade III
Agora trabalhar na produção de um produto hipermídia!!!
Animação total!!!

Módulo IV - Atividade 4.3b: Fórum/ Leitura, reflexão e discussão sobre Mídia-Educação

           
           Nós como educadores, precisamos ter claro o papel da mídia na sociedade e refletir sobre todos os produtos apresentados por ela e como eles representam uma ideologia que a “massa dominante” quer reproduzir.
            Nesse contexto, a mídia na educação deve ser usada de forma crítica e reflexiva para diminuir as distâncias entre o ‘acesso a informação’ e o ‘conhecimento’. Acredito que buscando nossa capacitação estamos caminhando para melhorar o aproveitamento dos recursos que temos disponíveis.

Módulo IV - Atividade 4.3a: Leitura, reflexão e discussão sobre Mídia-Educação

Mídia e Educação Escolar

            A influência da mídia na vida das pessoas e na formação e transformação da sociedade é incontestável. Neste contexto de modernidade, falar em formação crítica requer a reflexão a respeito do papel das mídias na educação, em especial, a escolar.
            Para falar sobre mídia, devemos primeiro compreender que esta se refere aos meios, veículos e canais de comunicação em geral, e não somente ao que se refere a informática. Esta observação se faz necessária, visto que conforme artigo de Silvio da Costa Pereira, a associação entre mídia e computador ainda é muito comum nas escolas pesquisadas por ele em Florianópolis.
            Como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tenho trabalhado há alguns anos com as turmas de 2º ano, é evidente o entusiasmo das crianças quando o trabalho envolve música, vídeo e a internet, pois são elementos freqüentes no cotidiano das mesmas. Porém, sinto que existem ainda lacunas para preparar aulas que contemplem a abordagem curricular de uso da mídia-educação escolar criada pelo British Film Institute. Acredito que a minha não seja uma dificuldade isolada, e neste sentido, vejo que eu e muitos educadores buscamos a capacitação para aperfeiçoar as formas de utilização crítica e criativa das mídias.
            Na atualidade, não se fala mais em alfabetização desassociada do letramento, nessa perspectiva é importante que se reflita sobre todos os produtos apresentados pela mídia e como eles representam uma ideologia que a “massa dominante” quer reproduzir na sociedade, onde a cultura se transforma em produto, controlando e ditando a moda, o comportamento, a música, os hábitos, as leis, entre outros aspectos influentes na vida das pessoas.
            Para formar indivíduos capazes de reverter este papel da mídia, é preciso ensiná-los desde cedo a pensar sobre as informações e não apenas “consumi-las”, isso requer um trabalho que envolva reflexão, compreensão, produção, criticidade, criatividade e conhecimento. Acredito que estamos no caminho, almejando uma formação mais contextualizada e de cidadãos capazes de compreender e interferir na produção e disseminação de idéias, valores e conceitos que tornem nossa sociedade mais justa.

Módulo IV - Atividade 4.2: Fórum/ Navegando por vídeos e outras mídias

            O portal do professor é uma ferramenta que pode diversificar nossas aulas com atrações e produções dos seus colaboradores. Como estou trabalhando o tema “Trânsito”, procurei por vídeos relacionados, e gostei muito deste produzido pelo Detran do PR:
O que acho que dificulta um pouco é ter que baixar os vídeos, se tivesse algo como “youtube” creio que seria mais prático.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Módulo IV - Atividade 4.1: Fórum/ Conhecendo objetos em multimídia

            A utilização dos recursos multimídia é um importante instrumento para tornar a aprendizagem mais próxima da realidade dos alunos desta nova sociedade da informação. Neste contexto, a arte digital (fusão entre arte e tecnologia) é um dos recursos multimídia que pode ser utilizado nas aulas.
            O conceito de arte digital é muito amplo, e pode se manifestar em diversas categorias: Desenho digital, edição de fotos, modelagem 3D, pintura digital e holografias entre outras.
            Como experiência prévia, gostaria de destacar a produção de um vídeo que realizei com meus alunos. Eles participaram escolhendo as fotos e músicas que fariam parte e eu fiz a edição no MovieMaker. Ao final do ano letivo as crianças levaram como lembrança em um DVD.
            Acredito que estes recursos tornam a aula muito mais atrativa e interessante, pois estimula a produção autônoma, criatividade e a capacidade cognitiva.

MÓDULO IV - PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS