quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Módulo IV - Atividade 4.3a: Leitura, reflexão e discussão sobre Mídia-Educação

Mídia e Educação Escolar

            A influência da mídia na vida das pessoas e na formação e transformação da sociedade é incontestável. Neste contexto de modernidade, falar em formação crítica requer a reflexão a respeito do papel das mídias na educação, em especial, a escolar.
            Para falar sobre mídia, devemos primeiro compreender que esta se refere aos meios, veículos e canais de comunicação em geral, e não somente ao que se refere a informática. Esta observação se faz necessária, visto que conforme artigo de Silvio da Costa Pereira, a associação entre mídia e computador ainda é muito comum nas escolas pesquisadas por ele em Florianópolis.
            Como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tenho trabalhado há alguns anos com as turmas de 2º ano, é evidente o entusiasmo das crianças quando o trabalho envolve música, vídeo e a internet, pois são elementos freqüentes no cotidiano das mesmas. Porém, sinto que existem ainda lacunas para preparar aulas que contemplem a abordagem curricular de uso da mídia-educação escolar criada pelo British Film Institute. Acredito que a minha não seja uma dificuldade isolada, e neste sentido, vejo que eu e muitos educadores buscamos a capacitação para aperfeiçoar as formas de utilização crítica e criativa das mídias.
            Na atualidade, não se fala mais em alfabetização desassociada do letramento, nessa perspectiva é importante que se reflita sobre todos os produtos apresentados pela mídia e como eles representam uma ideologia que a “massa dominante” quer reproduzir na sociedade, onde a cultura se transforma em produto, controlando e ditando a moda, o comportamento, a música, os hábitos, as leis, entre outros aspectos influentes na vida das pessoas.
            Para formar indivíduos capazes de reverter este papel da mídia, é preciso ensiná-los desde cedo a pensar sobre as informações e não apenas “consumi-las”, isso requer um trabalho que envolva reflexão, compreensão, produção, criticidade, criatividade e conhecimento. Acredito que estamos no caminho, almejando uma formação mais contextualizada e de cidadãos capazes de compreender e interferir na produção e disseminação de idéias, valores e conceitos que tornem nossa sociedade mais justa.

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