quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Módulo III - Atividade 3.2: Contextualizando a mudança - da teoria à prática.

Planejando uma atividade de interação

            A partir da proposta desta atividade do curso, pensei em um recurso que já utilizo com meus alunos em algumas aulas. A música. Sou professora da turma do 2º ano e estamos trabalhando sobre alimentação saudável. O objetivo principal da atividade foi tratar o tema (proposto pelo currículo) de forma mais lúdica e que incentivasse a interação entre as crianças. Abaixo segue a descrição da proposta:

1º momento: Escolha da música pela professora: Não é proibido – Marisa Monte.
A letra fala de vários doces, e faz um convite para festa. Como estamos também trabalhando este gênero textual, foi mais um tema para contextualizar a partir da música.

2º momento: Ao início da aula, fazer a “roda de conversa” mas de maneira que as crianças possam se movimentar/ dançar. Propor a dança e atenção à letra da música. Ouvir duas ou três vezes, cantar e dançar com eles.

3º momento: Voltando para roda, sentados, conversar sobre as sensações do momento. Estimular algumas reflexões/ questionamentos: Você gostou de ouvir a música e dançar? A música te deixou mais feliz? O que fala a letra da música? Você conhece os doces que aparecem na letra? A letra faz um convite, como você responderia a este convite? A música fala sobre uma forma de se corresponder pela internet, alguém lembra? (o e-mail) Alguém usa e-mail aqui? O que devemos fazer depois de comer um doce? Podemos comer açúcar/ doces à vontade?

Depois do momento inicial, foram propostas diversas atividades, como por exemplo: leitura individual e coletiva da letra; fazer listas de palavras com nome de doces; responder ao convite da festa através de carta ou bilhete; elaborar um convite; fazer uma receita (texto e na prática); trabalhar o tema alimentação saudável.
Percebi que a música proporcionou descontração, interação, estimulou os vínculos, a auto-estima, criatividade e maior interesse nas atividades relacionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário