terça-feira, 23 de agosto de 2011

Módulo III - Atividade 3.4: Desenvolvimento do projeto em sala de aula

 Projeto: Campo Grande - Meu lugar no Mundo.
Autora: Cristiane Gregório 

1º momento:
Na roda de conversa a professora contou a histórica da formação do município de Campo Grande a partir do encarte “E surge Campo Grande”, demonstrando as ilustrações do livro. Observamos também no mapa do Brasil o estado de MG de onde veio José Antonio Pereira e o caminho percorrido até o MS.
Foram levantadas reflexões, como por exemplo:
O meio de transporte utilizado por José Antonio Pereira à época.
Os tipos de moradias construídas inicialmente.
O motivo da escolha de se ficar perto dos rios.

2º momento:
A professora mostrou o Globo Terrestre e localizamos “nosso lugar no Mundo”.
Na sala de informática: A professora demonstrou no data show a orientação passo a passo para que as duplas de alunos/as utilizassem o Google Maps para localizar: Brasil, Mato Grosso do Sul; Campo Grande e o bairro Guanandi. Observamos os lugares também no Globo Terrestre.
3º momento:
Na sala de informática: Acessaram o Google pelo navegador de internet. A professora demonstrou no data-show o passo a passo. Os alunos acessaram  “Imagens” e depois digitaram “Campo Grande”. Observamos e conversamos sobre as fotos (atuais, antigas, personalidades, lugares; símbolos, etc). Em um segundo momento, os/as alunos/as acessaram os sites das imagens que mais lhe chamaram atenção sob a supervisão da professora.
4º momento:
Trabalho em grupos: Localização do bairro da escola no mapa de Campo Grande (Telelistas).  Localizar e depois desenhar o trajeto casa/ escola a partir do mapa.
5º momento:
Em sala de aula, cada aluno recebeu o encarte: Marcos e Monumentos Históricos de Campo Grande (elaborado pela Prefeitura Municipal). Cada aluno fez a leitura sobre um monumento histórico. Apreciaram as imagens e alguns questionamentos foram feitos.
Atividade: Desenho dos monumentos históricos de Campo Grande.

6º momento:
Aula passeio com o City Tour.
7º momento:
Produção de texto sobre o passeio: O que mais gostou, quais monumentos mais chamaram sua atenção, o lugar mais bonito, o que aprendeu mais sobre a cidade, etc. Socialização das produções para turma.

8º momento:
Realização da atividade no power point sobre os monumentos históricos. Observar a imagem e escrever qual é aquele monumento e outro registro que recordar sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário