quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Módulo I - Atividade 1.2: Quem sou como professora e aprendiz?


Meu trabalho docente iniciou-se há pouco mais de dois anos, portanto, não poderia deixar de ser uma professora aprendiz. Neste aspecto, a cada dia percebo que somente a prática e principalmente a reflexão sobre a pratica nos levam a avançar na busca por uma educação mais efetiva. 
           Minha formação acadêmica iniciou-se na época em que as novas tecnologias já estavam presentes na escola. Portanto, durante a faculdade, já me questionava sobre o papel do professor frente a este novo formato da educação escolar.
Hoje percebo, que sem recursos humanos capacitados, pouco se pode aproveitar do novo e grande aparato tecnológico disponível nas escolas. E é neste sentido que busco a capacitação, através de leituras, cursos, e trocas de experiências. 
Gosto muito do recurso computador, e tento utilizá-lo de forma crítica, objetiva e prazerosa como um instrumento auxiliar no processo de ensino/ aprendizagem. Ano passado, por exemplo, usei o programa Windows Movie Maker para criar um vídeo com as fotos que foram tiradas dos alunos durante o primeiro semestre, e a partir deste vídeo, trabalhei várias outras atividades, como produção de texto, interpretação, música, e reflexões.
Procuro trazer para as aulas, assuntos do cotidiano, que estejam no contexto de vida e que sejam de interesse dos alunos. Para atingir este objetivo, procuro ouvi-los e busco alternativas para atender os anseios do grupo. Percebo que quando o aluno participa da elaboração deste processo, ele se envolve e aprende muito mais.
Entendo que ser professora é um trabalho que necessita a constante busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento. Quanto mais ouço e interajo com meus alunos, mais aprendo sobre eles e mais consigo ajudá-los a se prepararem para agir de forma crítica e efetiva na sociedade contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário