quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Módulo II - Atividade 2.6: Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Plano de aula/ atividades

Componente Curricular: História; Geografia; Língua Portuguesa.
Tema: História de Campo Grande.
Turma: 2º ano

Objetivos: Levar os alunos/as a conhecer a organização física da cidade onde vivem; Conhecer e compreender a formação do município de Campo Grande; Cartografia (reconhecer os mapas: bairro/cidade/estado/país).

Duração das atividades: 3 horas/aula.

Atividade 1:
Na sala de aula, na roda de conversa, iniciar o tema com questões como: A  cidade sempre foi assim, cheia de prédios, ruas asfaltadas, casas? Como surgiu Campo Grande? Quem foram os primeiros moradores? Desenvolver o assunto estimulando a participação de todos.
Contar a história da chegada de José Antonio Pereira e como a cidade se desenvolveu a partir daquele momento. Utilizar como recursos:
Postais da cidade com monumentos históricos (“Carro de Boi” representa o local e a chegada de JAP); Mapa do Brasil (mostrando o caminho percorrido por JAP que saiu de MG); Localizar no mapa o estado de MS e a cidade de Campo Grande; Mapa de Campo Grande para localizar a região e o bairro da escola (Guanandi); Mostrar imagens/fotos antigas de como era a cidade.

Atividade 2:
Mostrar o Globo Terrestre e nossa localização no Mundo.
Na sala de informática: A professora demonstrará no data show a orientação passo a passo para que as duplas de alunos/as utilizem o Google Maps para localizar: Brasil, Mato Grosso do Sul; Campo Grande e o bairro Guanandi. Demonstrar no Globo Terrestre os locais fazendo relação com o Google Maps.

Atividade 3:
Na sala de informática: Acessar o Google pelo navegador de internet. A professora deverá demonstrar no data-show o passo a passo. Pedir que acessem “Imagens” e depois digitem “Campo Grande”. Observar e refletir com os/as alunos/as as fotos (atuais, antigas, personalidades, lugares; símbolos, etc). Em um segundo momento, os/as alunos/as poderão acessar os sites das imagens que mais lhe chamarem atenção sob a supervisão da professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário