terça-feira, 23 de agosto de 2011

Módulo III - Atividade 3.3: : Projetos de trabalho em sala de aula

Projeto: Campo Grande - Meu lugar no Mundo.

Autora: Cristiane Gregório 

Estrutura Curricular:
Atividades – Turmas: 2º e 3º anos

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
História
A origem e a formação do município de Campo Grande.
Ensino Fundamental Inicial
Geografia
Lugar e paisagem.
Ensino Fundamental Inicial
Geografia
Cartografia.
Ensino Fundamental Inicial
Língua Portuguesa
Língua escrita: prática de produção de textos.
Ensino Fundamental Inicial
Língua Portuguesa
Língua escrita: prática de leitura.
Ensino Fundamental Inicial
Língua Portuguesa
Língua oral: valores, normas e atitudes.

                                                                                                                                   
Dados do Projeto:

O que o aluno poderá aprender com este projeto:
  • Compreender a história do município de Campo Grande, sua origem e formação.
  • Reconhecer monumentos históricos de Campo Grande, como importantes símbolos da história da cidade.
  • Aprender a se localizar a partir de mapas.
  • Compreender a transformação da paisagem com o passar do tempo.
  • Língua Escrita: Análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos. Interpretação por meio de contato com textos e imagens.

Duração das atividades:
As atividades do projeto serão desenvolvidas durante o 3º bimestre, com duração média de 10 horas/aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pela professora com aluno:
Em uma roda de conversa levantar questionamento como: Será que a cidade onde vivemos sempre foi assim, com prédios, ruas asfaltadas? Como vocês acham que iniciou a cidade? Quem foram os primeiros moradores? Antes de existir a cidade como era a região? Mostrar fotos antigas da cidade.
Para melhor compreensão dos mapas, utilizar a dinâmica das caixas: Por exemplo: Caixa de fósforos representa a casa, coloca-la dentro de uma caixa um pouco maior que represente o bairro, uma caixa de sapatos pode representar a cidade que ficará  dentro de uma caixa maior representando o país.

Estratégias e recursos:     
As estratégias utilizadas serão:
·         Aula interativa com a participação da turma a partir da exploração de imagens/ ilustrações, textos, mapas e globo terrestre.
·         Aula colaborativa e cooperativa através do trabalho em grupos para localização do bairro e do trajeto residência / escola no mapa.
·         Sala de tecnologias: Internet e power point.
·         Livros, revistas e encartes.
·         Aula passeio (city tour).

1º momento:
Contar a histórica da formação do município de Campo Grande a partir do encarte “E surge Campo Grande”, demonstrando as ilustrações do livro. Demonstrar no mapa do Brasil o estado de MG de onde veio José Antonio Pereira e o caminho percorrido até o MS.
Levantar reflexões sobre:
O meio de transporte utilizado por José Antonio Pereira à época.
Os tipos de moradias construídas inicialmente.
O motivo da escolha de se ficar perto dos rios.

2º momento:
Mostrar o Globo Terrestre e nossa localização no Mundo.
Na sala de informática: A professora demonstrará no data show a orientação passo a passo para que as duplas de alunos/as utilizem o Google Maps para localizar: Brasil, Mato Grosso do Sul; Campo Grande e o bairro Guanandi. Demonstrar no Globo Terrestre os locais fazendo relação com o Google Maps.

3º momento:
Na sala de informática: Acessar o Google pelo navegador de internet. A professora deverá demonstrar no data-show o passo a passo. Pedir que acessem “Imagens” e depois digitem “Campo Grande”. Observar e refletir com os/as alunos/as as fotos (atuais, antigas, personalidades, lugares; símbolos, etc). Em um segundo momento, os/as alunos/as poderão acessar os sites das imagens que mais lhe chamarem atenção sob a supervisão da professora.


4º momento:
Trabalho em grupos: Localização do bairro da escola no mapa de Campo Grande (Telelistas).  Localizar e depois desenhar o trajeto casa/ escola a partir do mapa.

5º momento:
Em sala de aula, cada aluno receberá o encarte: Marcos e Monumentos Históricos de Campo Grande (elaborado pela Prefeitura Municipal). Cada aluno fará leitura sobre um monumento histórico. Apreciar as imagens, perguntar quem conhece o local, sua localização, importância e contextualização na histórica, etc.
Atividade: Desenho dos monumentos históricos de Campo Grande.

6º momento:
Aula passeio com o City Tour.

7º momento:
Produção de texto sobre o passeio: O que mais gostou, quais monumentos mais chamaram sua atenção, o lugar mais bonito, o que aprendeu mais sobre a cidade, etc. Socialização das produções para turma.

8º momento:
Realizar atividade no power point sobre os monumentos históricos. Observar a imagem e escrever qual é aquele monumento e outro registro que recordar sobre ele.

Recursos complementares:
Encarte: E surge Campo Grande... - Fundação Barbosa Rodrigues.
Encarte: Marcos e Monumentos Históricos de Campo Grande – FUNDAC. Prefeitura Municipal de Campo Grande.
Internet/ site: http://www.maps.google.com/
Postais da cidade, fotos e ilustrações de livros.
Listas telefônicas/ Telelistas – Parte do mapa de Campo Grande.
Globo Terrestre.

Avaliação:
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que a professora perceba ao final das atividades se os alunos compreenderam a modificação da paisagem através dos tempos, a formação e a evolução do município, assim como, reconheçam monumentos como importantes registros da história.
As produções escritas também serão avaliadas pela coerência, coesão, ortografia, pontuação e estética.

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