quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Módulo II - Atividade 2.8: Registro digital da experiência

Registro digital da experiência: O hipertexto em grupos           

            O plano de aulas foi desenvolvido com a turma do 2º ano da escola Municipal Governador Harry Amorim Costa pela professora Cristiane Gregório, em três horas/aulas durante o mês de julho. Inicialmente, o tema “a história de Campo Grande” foi abordado na roda de conversa que é realizada diariamente em sala. Os alunos participaram de forma ativa deste momento, com perguntas, respostas, reflexões e a manipulação dos mapas, fotografias e imagens disponibilizados enquanto a professora contava sobre a chegada de José Antônio Pereira.
Em outro momento, os alunos conheceram o Globo Terrestre e a professora deixou que eles observassem o globo de perto e localizassem o nosso país. O objeto foi motivo de grande curiosidade e interesse das crianças.
Nesta mesma aula, seguimos para sala de informática, onde os alunos, acompanhando passo a passo as orientações da professora pelo data-show, encontraram no Google Maps a localização do Brasil, Mato Grosso do Sul, Campo Grande e do bairro Guanandi onde está localizada nossa escola. Pela falta de habilidade com o computador, alguns alunos não conseguiram acessar todas as localidades, estes foram auxiliados pela professora e por outros colegas.
           Em outra aula, novamente na sala de informática, as crianças tiveram a oportunidade de pesquisar no Google, imagens de Campo Grande e juntamente com a professora, puderam refletir sobre os diversos momentos encontrados nas fotografias, que revelaram mudanças através dos tempos, além de reconhecer monumentos, personalidades e locais turísticos da Capital.
           Ao final deste plano de aulas, os alunos foram avaliados através de diversas atividades de sistematização do conhecimento, onde demonstraram uma melhor compreensão sobre a formação, desenvolvimento e localização física da nossa cidade, reafirmando assim, que o uso das novas tecnologias torna a aprendizagem mais prazerosa, efetiva, autônoma e criativa.

Alunas do 2º ano observando mapa da cidade (Telelistas)
Foto: Professora Cristiane Gregório - Acervo pessoal.
Alunos(as) do 2º ano observando Globo Terrestre
Foto: Professora Cristiane Gregório - Acervo pessoal.
Alunas do 2º ano na sala de informática
Foto: Professora Cristiane Gregório - Acervo pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário